A Caminhada pela Paz que conclama a população goiana pelo fim da violência contra as mulheres ocorre neste sábado (23), a partir das 7h30. A caminhada terá início na Praça Cívica e percorre o entorno do Bosque dos Buritis, em trajeto de 2,5 quilômetros, em Goiânia.

A ação tem como objetivo conscientizar, sensibilizar e galvanizar o ativismo para prevenir e eliminar a violência contra as mulheres. São esperadas para a atividade mil pessoas de Goiânia e região metropolitana.

O projeto foi idealizado a partir de uma mobilização global da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres que, no Brasil, tem a duração de 21 dias, sendo iniciado no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, e encerrando no dia 10 de dezembro, em memória ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Outras duas datas são comemoradas nesse período: o Dia Mundial de Combate à Aids e o Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A mobilização global é apoiada pela ONU dentro da campanha “Una-se pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, tendo como objetivo sensibilizar e estimular o combate e compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e extinguir a violência contra as mulheres e meninas em todo o mundo. A ação também visa marcar o encerramento da Conferência Internacional da Federação Internacional das Mulheres de Carreira Jurídica (FIFCJ).

Inscrições
Os interessados em participar da Caminhada pela Paz podem fazer as inscrições pelo site www.abmcj.ong.br. O evento é totalmente gratuito e os primeiros mil inscritos terão direito a uma camiseta branca cuja estampa traz a criação exclusiva da artista plástica goiana Eloísa Lobo.

A entrega das camisetas será feita com a apresentação do comprovante de inscrição, conforme a chegada dos participantes. O percurso com início na Praça Cívica passará pela Rua Gercina Borges, Avenida Assis Chateaubriand, Rua 3, Rua 4, Rua 29, Alameda dos Buritis, com término no Bosque dos Buritis (Monumento à Paz).

Ao final da caminhada, dentro do Bosque dos Buritis, as participantes darão um abraço simbólico envolvendo o lago e o Monumento à Paz Mundial. Na ocasião serão oferecidas atividades culturais, massagem com profissionais do Sesi/Senai e entrega de mudas do cerrado.

Saiba mais
Segundo o Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) o Estado de Goiás figura como sendo o 5º Estado com a maior taxa de homicídio de mulheres no ano de 2017. Segundo o documento o índice corresponde a 7,6 mulheres assassinadas a cada grupo de 100 mil pessoas do sexo feminino. Segundo o estudo, Goiás registrou 256 homicídios de mulheres, resultando em um aumento de 84,2% no lapso temporal de dez anos. Goiás foi o único estado fora das regiões Norte/Nordeste no topo do ranking, ficando atrás apenas de Roraima (10,6), Acre (8,3), Rio Grande do Norte (8,3) e Ceará (8,1).