Na manhã desta terça-feira (4), o município de Anápolis, a 55 km de Goiânia, recebeu uma comitiva do governo federal para vistoria na Base Aérea da cidade. O local é um dos que podem receber os brasileiros que voltarão de Wuhan (China), epicentro do surto de coronavírus, para um período de quarentena.

Segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, cerca de 40 brasileiros que estão na China devem retornar ao Brasil. Florianópolis, em Santa Catarina, é outra opção para abrigá-las.

De acordo com o tenente brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, a Base Aérea de Anápolis reúne todas as condições necessárias para receber os brasileiros.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), disse ontem (3) que a população não deve se preocupar caso a cidade seja a escolhida para receber a quarentena, uma vez que as pessoas não estão doentes e serão tratadas como hóspedes. Elas não transitarão pela cidade e ficarão sob responsabilidade da Base Aérea.

O Palácio do Planalto e o Ministério da Saúde colocaram Anápolis na lista de opções, pois o aeroporto da Base Aérea tem baixa movimentação de pessoas e fica próximo ao Hospital de Base de Brasília, no Distrito Federal.