De acordo com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, serão autorizados a retomarem suas atividades comerciais a partir de amanhã (4), os shoppings centers localizados na cidade.

A reabertura ficará condicionada ao cumprimento de uma série de exigências sanitárias que deverão ser cumpridas pelos comerciantes e clientes com objetivo de conter a disseminação do coronavírus na cidade. O horário de funcionamento dos estabelecimentos será das 12h às 20h de segunda a domingo, excluindo os restaurantes e praça de alimentação, que, na modalidade delivery, poderão funcionar até 22h. Lembrando que os centros de compras também entrarão no escalonamento por região.

Os shoppings deverão garantir o uso obrigatório de máscara por clientes, lojistas e trabalhadores de todas as áreas, proibindo acesso sem a proteção facial. Deverão disponibilizar também álcool em gel para higienização das mãos de todos os frequentadores e realizar frequentemente a higienização de elevadores, caixas eletrônicos, maçanetas, provadores, além de disponibilizar em número suficiente sabão liquido e papel toalha nos banheiros.

O acesso simultâneo ao estabelecimento deverá ser controlado, permitindo apenas a presença de 50% da capacidade mediante a medição da temperatura dos clientes na entrada, ficando proibida o acesso daqueles que apresentarem quadro febril com temperatura acima dos 38ºC. Estão proibidos de funcionar os cinemas e espaços de entretenimento. O funcionamento de bares, restaurantes e similares ficará autorizado apenas nas modalidades delivery e drive-thru, ficando proibidos o uso de mesas e consumo dentro dos estabelecimentos.

Os estabelecimentos deverão realizar periodicamente triagem dos empregados que se enquadram no grupo de risco (pessoas com doenças crônicas, idade maior que 60 anos e gestantes) para afastamento sem prejuízo salarial e priorizar trabalho na modalidade home office para quem atua em áreas administrativas. Quando um funcionário apresentar temperatura acima dos 38º₢, a direção do estabelecimento deverá agendar um teste pelo 0800-646-1590.