O prefeito Iris Rezende entregou nesta sexta-feira (27) a revitalização da Praça Dr. Borges dos Santos Dias, localizada na Rua 3 com a Rua 91, no Setor Central. O espaço recebeu da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) novo ajardinamento, novo calçamento, bancos e nova iluminação. Além da entrega, o prefeito visitou locais que estão recebendo obras e serviços da Prefeitura, entre eles, a Praça Universitária.

“A Prefeitura não pode parar, nem descansar. Temos trabalhado incansavelmente para conseguir reduzir os problemas vividos pela população e preparar Goiânia a cada dia para que ela se torne uma das mais belas cidades do Brasil”, disse o prefeito Iris. “Essa revitalização atende ao clamor dos moradores e dos comerciantes locais e também às solicitações dos nossos vereadores”, completou.

Depois de entregar a revitalização da praça no Setor Central, o prefeito Iris Rezende, juntamente com secretários e vereadores, foi conferir as obras realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura na Praça Universitária.

De acordo com o secretário Dolzonam da Cunha Matos (Seinfra), a reconstrução das pistas internas da praça já foi concluída e está em fase final a recuperação das calçadas. “Dentro do projeto, a secretaria já reconstruiu 7 mil m² do asfalto das pistas internas e está trabalhando na recuperação da calçada, numa extensão de 931,43 m, com implantação do piso tátil e da ciclovia”, explicou.

Como proposta de requalificar o lugar, a Seinfra também já substituiu as lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas Led, nos 78 pontos existentes em toda a praça, sendo 34 na parte interna, com lâmpadas de 120 watts, e 44 na parte externa, com lâmpadas de 160 watts. Além disso, no local foram implantados quatro jardins de chuva para auxiliar a drenagem urbana e melhorar a umidade do ar.

O projeto de revitalização total da Praça Universitária contempla ainda a recuperação do espelho d’água e uma nova configuração para o Bar da Tia. Durante audiência pública realizada no início de novembro, o secretário Dolzonan da Cunha Mattos, colocou o projeto para análise de uma comissão formada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Escola de Belas Artes, Secretaria Municipal de Cultura, estudantes e representantes da comunidade. A ideia é resgatar o simbolismo da praça e promover uma revitalização que reflita o sentimento da cidade.

“Estamos aguardamos a colaboração de arquitetos, urbanistas, estudantes e da sociedade para finalizarmos e colocarmos em licitação o que estiver faltando para a revitalização da Praça Universitária, que deverá ter início entre os meses de março e abril do próximo ano”, disse o secretário Dolzonan Mattos.