Por Márcio Souza, do JGDN

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o trabalho em sistema home office – trabalho em casa – tem sido usado como pretexto para se descuidar da alimentação. Por conta do isolamento muitas pessoas passaram a comer mais e de forma desequilibrada ao longo dia. A nutricionista e consultora de alimentos Marcielly Batista Toscano Lima ressalta que neste período de quarentena o ideal é procurar por comidas mais saudáveis.

“O recomendado é fazer pelo menos as três refeições: café da manhã, almoço e jantar. Como estamos mais tempo dentro de casa, fazer um lanchinho de manhã e a tarde. Frutas, verduras e folhas devem fazer parte do cardápio. Laranja, limão, caju, acerola, mexerica, cenoura, beterraba e folhas em geral são os mais ricos em vitamina C e ajudam a manter o organismo em dia. Comer diariamente arroz, feijão, carne, fortalece e garante que o sistema imunológico funcione normalmente”, afirma.

Ela pondera que alimentos industrializados não são uma boa opção para a saúde, principalmente neste período de pandemia, em que é preciso estar com as defesas do organismo em dia e nisso esses alimentos não podem ajudar.


“Orientamos a acabar com o alimento industrializado dentro de casa. Alimento industrializado é o que faz mais mal à saúde, deixando a pessoa com a imunidade baixa e suscetível a contrair o coronavírus, por exemplo, pois são ricos em gordura e sódio. Então, ao ingerir esses alimentos a pessoa não vai estar bem nutrido”, esclarece.

Por conta do isolamento social, muitas pessoas acabam ficando ansiosas. Essa ansiedade leva a insônia e a outros distúrbios do sono, como sintomas depressivos e desequilíbrio do corpo, deixando-o fraco para combater doenças.


“O sono adequado é o de seis, oito, no máximo dez horas por dia. Você acorda mais com disposição. Se dormir demais, ficar muito tempo em jejum, sem comer, não vai fazer bem, pois pode desenvolver gastrite. Então, as pessoas devem dormir bem, de acordo com o recomendado”, explica a nutricionista.

Além da boa alimentação e sono regulado, os exercícios físicos também ajudam a manter a saúde em dia. Com academias fechadas e a proibição de aglomeração nas ruas e praças, exercitar em casa tem se tornado uma saída para manter a boa forma.

“Mesmo estando em casa, façam exercícios. Sempre oriento meus clientes. Gente, não tem espaço, tem filho pequeno? Brinca com ele de amarelinha, pula corda, elástico, de pique-esconde. Faz umas abdominais. O importante é não deixar de se exercitar”, conclui.

Fotos: Arquivo Pessoal / Internet