O governador Ronaldo Caiado destacou a importância da gestão do Governo do Estado em promover políticas públicas que atendam diversos pontos de melhoria da sociedade, na manhã desta quinta-feira (30), tendo como exemplo o setor agropecuário. “Tivemos uma pauta robusta de entregas e anúncio de benefícios na manhã de hoje voltadas ao agro que beneficiam os vários setores da sociedade. Estamos mudando a gestão pública na maneira de gerir os recursos e buscar eficiência para devolver Goiás aos goianos”, enfatizou. A declaração reflete o entendimento do Governo de Goiás de que o meio rural precisa ser alvo contínuo de investimentos para garantir a estabilidade necessária a uma retomada de toda a economia, tendo como premissa a atuação em diversas vertentes, seja pela valorização dos servidores públicos, dando condições ao seu trabalho, ao investimento em políticas sociais e à formação de parcerias para o desenvolvimento de ações.

Durante solenidade no Parque Tecnológico de Inovação Rural da Emater, que fica na área do Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), o governador assinou atos e anunciou uma série de entregas e benefícios focados no meio rural, que serão executadas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas jurisdicionadas – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO). “Tenho orgulho em ter recriado a pasta da Agricultura que tem trabalhado junto às jurisdicionadas de modo a fazerem com que o lucro e a renda cheguem a todos os produtores, do grande ao pequeno”.

O governador destacou o papel da Emater, cujas obras do Parque Tecnológico estão sendo retomadas, dando exemplo de como a gestão precisa combater desvios e passar a ter o foco no cidadão. “Temos que ter respeito com o público. A Emater havia sido dilapidada antes da nossa gestão, mas conseguimos retomar a sua importância e agora promover uma modernização que valoriza o servidor que nela trabalha e, principalmente, chega ao pequeno produtor, por isso estamos entregando veículos e equipamentos para melhoria desse trabalho.”

Além dos investimentos na Emater, os benefícios anunciados contemplam a autorização para aquisição de máquinas e implementos que serão cedidos a municípios goianos para serem utilizados no meio rural, entregas de títulos de regularização fundiária, melhorias para o Banco de Alimentos da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), implantação do Polo de Fruticultura Irrigada no Nordeste de Goiás e instalação de internet satelital em assentamentos rurais. “Ao longo da nossa gestão, estamos transformando a realidade dos 246 municípios goianos. Conseguimos levar benefícios além da capital, como antes era feito, e agora chegar a todos os cantos do nosso Estado. Com parcerias e muito trabalho, levando projetos, buscando conceder benefícios fiscais, de modo a promover as regiões mais humildes e criar empregos e renda, principalmente às famílias mais vulneráveis. Nosso compromisso é aplicar o dinheiro público em benefício da população. É com a melhoria da qualidade de vida do goiano”, completou.

Conforme explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, os benefícios entregues e anunciados vão promover transformações significativas não só no meio rural, como também na população das cidades, a exemplo das parcerias feitas com as prefeituras e também como o Banco de Alimentos da OVG. “Estamos celebrando ações trabalhadas nos últimos meses que cumprem importantes pilares determinados pelo nosso governador Ronaldo Caiado que são baseados no desenvolvimento regional, no crescimento econômico e social e na inovação tecnológica. São ações para fazer o desenvolvimento chegar aos 246 municípios do nosso Estado, uma vez que todos têm a presença do setor agropecuário que produz alimento e também desenvolve a economia”, salientou.

Segundo o secretário, com a recriação de uma Secretaria de Agricultura no Estado, a partir da gestão do governador Ronaldo Caiado, muita coisa pendente foi resgatada e solucionada, refletindo em mais investimentos e oportunidades para os cidadãos do Estado. “Com apoio das nossas bancadas federal e estadual, e de parceiros importantes em todos os níveis, conseguimos desenvolver pautas baseadas no agro e trabalhadas para o fortalecimento do Estado.” Ele citou duas entregas do dia como exemplo que mostram que, por meio do trabalho do Governo de Goiás e parceiros, mais recursos estão chegando ao Estado e sendo transformados em políticas públicas eficientes. “Junto ao trabalho da bancada federal no Congresso, por exemplo, conseguimos resgatar R$ 71 milhões da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) que vão ser transformados em máquinas e implementos agrícolas cedidos aos municípios para melhoria da infraestrutura rural. Por outro lado, temos também um importante acordo com a Codevasf para transformar a região do Vão do Paranã, no Nordeste de Goiás, em um novo polo de fruticultura. Ações como essas transformam a vida de todos do local, no meio rural e nas cidades, pois promovem melhorias que impactam toda a sociedade”, afirmou.

A primeira dama do Estado, presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado, lembrou que o agro tem tido uma grande responsabilidade, especialmente neste momento de pandemia, que é a de alimentar a sociedade, com um olhar especial aos mais vulneráveis. Segundo ela, os benefícios anunciados, que atendem, sobretudo, os pequenos, vão contribuir sobremaneira para fazer de Goiás não só um Estado promissor economicamente, mas um Estado justo, na medida em que garante acesso e oportunidade a todos.