Lohayne Moreira vence o concurso Miss World Plus Life Style 2019 em Goiânia

Por Márcio Souza, do JGDN
Beleza, simpatia e desenvoltura não faltaram no concurso Miss World Plus Life Style 2019, que coroou no último sábado (9) a mais bela plus size de Goiás. Lohayne Moreira dos Santos, de 36 anos, é modelo e desbancou outras 23 candidatas no certame, realizado no Teatro João Alves de Queiroz, em Goiânia. O concurso nasceu do projeto Universo Plus Goiás, criado e dirigido pela modelo Loana Silvah, em parceria com a Faculdade Unicesumar e a Puig Models Escola de Modelos.
Emocionada, ao falar sobre o título, Lohayne contou que a coroação é uma quebra de tabu, e aproveitou para dedicar a vitória a todas as concorrentes:
“Ganhar esse título representa que a miss plus é uma gordinha empoderada, que a gente pode mostrar a barriga, usar bíquine, ir à praia, independente do padrão que a sociedade nos impõe, que nós conseguimos, e que podemos. O concurso é uma quebra de tabu, porque nós mulheres já sofremos muito preconceito por estar acima do peso. Estou muito honrada e agora com o título quero representar todas as meninas do Miss World Plus Life Style. Vou abraçar todas elas, estou muito feliz”, falou.
Glamour e sensualidade são quesitos fundamentais para se eleger as candidatas. O evento contou com os desfile de maiô, black -camiseta do concurso e calça preta- e, para encerrar, as concorrentes desfilaram em traje de gala.
Com o teatro lotado, o público se emocionou com cada etapa de classificação. Formaram o top 10 as candidatas: Lohayne Moreira; Rayane Tavares; Jully Bianque; Ilusca Tirapelli ; Carla Raiuga; Raiane de Sá; Cristiane Rabelo; Isabel Lorraine; Ana Cardoso e Daniele Figueiredo.
Em seguida, foram anunciados o 3º e 2 º lugar, que ficaram com as candidatas Jully Bianque e Rayane Tavares, respectivamente. A Miss Simpatia, eleita pelas concorrentes, ficou com Naiara Braga.
Jully Bianque expressou a alegria de ficar em terceiro lugar. “Fiquei muito contente com o 3º lugar porque eu dei o melhor de mim assim como todas as outras meninas também. Quero compartilhar esse meu título com todas que participaram. Todas foram muito bem e é uma satisfação muito grande participar do primeiro evento deste ano, então para mim vai ser muito marcante e ganhar o terceiro lugar é muito grandioso”, ressaltou.
A alegria e satisfação em participar do concurso também pôde ser visto em Rayane Tavares.
“Eu estou extremamente feliz. Realmente eu não esperava o segundo lugar e esse concurso foi muito importante para mostrar que a mulher plus pode sim chegar aonde ela quiser. O mercado plus está cada vez crescendo mais e eu estou muito feliz por estar vendo que nós podemos ser modelos, misses, podemos ir longe e o meu coração é só gratidão nesse momento”, declarou.
O concurso teve a presença da Miss Plus Eco Goiás 2018, Silvana Silva Lopes, de 51 anos, que já representou o Estado em vários concursos de beleza. “Em Manaus representei Goiás no Miss Plus Eco 2018 e fiquei no top três. Hoje esse concurso tem o nome de Miss Plus Size Golden Brasil, porque passou a ser internacional. Com o título de Miss Exuberante Plus Size Goiás 2019, ganhei, em Salvador, o Miss Exuberante Plus Size Brasil 2019 e o Miss Elegância Plus Size Brasil 2020, representando Goiás”.
Para ela, projetos como este transforma a vida das candidatas, elevando a autoestima, uma vez que muitas enfrentam um quadro de depressão.
“Já tive câncer de mama, síndrome do pânico, depressão e usei isso como uma forma de ajudar outras mulheres a seguir adiante. Muitas meninas vieram de um quadro depressivo, de suicídio e encontraram no concurso uma oportunidade de vencer esses obstáculos. Muitas estavam em casa, paradas, e hoje elas estão batendo asas, algumas, inclusive, estão aqui no concurso. Então elas se sentem mais bonitas, conseguiram se aceitar melhor”, enfatizou.
Silvana conta que se sente muito feliz em ser inspiração para as mulheres plus.
“Eu fico muito feliz, mas não só como mulher, também como miss, profissional, como ser humano. Pude preparar as candidatas de hoje durante oito meses com várias aulas de etiqueta, postura, regras à mesa, saúde, beleza, com tutoriais de makes. É um intenso trabalho de preparação de miss, de comportamento, pois não é só beleza que a gente vê é um todo”, finalizou.
Silvana também é coordenadora e diretora do Miss Plus Golden Goiás, concurso que irá escolher a nova representante do Estado de Goiás 2020 para ir para Manaus ano que vem, concorrendo assim ao título nacional de Miss Plus Golden Oficial.
Hélio Puig, da ACM Models Agência de modelos e Puig Models Escola de Modelos, também esteve no concurso. Para ele, o plus size é a certeza de representatividade, de quebra de paradigmas e de inclusão social.
“Conseguimos trabalhar a autoestima de cada uma delas e potencializar esse lado feminino e sensual que estava escondido, maltratado. Eu não gosto de concurso porque só ganha uma, mas o projeto continua. Todas vão fazer o curso de modelo comigo, vão continuar trabalhando comigo. O resultado foi positivo. É um evento de inclusão social, um evento interessante e sem vocês da imprensa a gente não conseguiria divulgar um trabalho tão lindo como esse”, concluiu.