Nova Operação Grãos apreende mais de 800 toneladas sem nota fiscal

Nova Operação Grãos apreende mais de 800 toneladas sem nota fiscal

Uma operação para combate à sonegação fiscal na comercialização da safra de grãos foi realizada durante dois dias desta semana, (20 e 21), por equipes das Delegacias Regionais de Fiscalização da Secretaria da Economia. Planejada pela Superintendência de Controle e Fiscalização, a Operação Grãos 2 apreendeu mais de 800 toneladas de grãos, a maioria soja, transportadas sem nota fiscal, além de vários outros produtos.

As ações tiveram o apoio do Batalhão Fazendário da Polícia Militar e do Comando de Operações de Divisas (COD). As abordagens no trânsito foram realizadas simultaneamente em vários municípios abrangidos pelas Delegacias Fiscais de: Goiás, Jataí, Rio Verde, Itumbiara, Morrinhos, Catalão, Luziânia, Formosa, Porangatu e Goianésia.

“Essa ação integrada faz parte do plano de trabalho da Superintendência que está alinhado com as diretrizes da Secretaria da Economia para o combate à sonegação fiscal e a concorrência desleal”, afirma a superintendente Nislene Alves Borges, que ressalta, ainda, a participação do Batalhão Fazendário.

Nos dois dias foram lavrados 50 autos de infração. Além de grãos, como soja e milho, os auditores também encontraram diversos produtos sem nota fiscal como bebidas, bovinos e tintas, totalizando uma base de cálculo para o ICMS de quase R$ 1, 3 milhão. Os proprietários terão que pagar cerca de R$ 350 mil de ICMS e multa.