Cais Chácara do Governador vai se transformar em UPA
O prefeito Iris Rezende assinou na manhã desta terça-feira (7) a ordem de serviço para reforma e ampliação do Cais Chácara do Governador. A unidade será transformada em UPA Porte 2, que atenderá casos de baixa e média complexidade na Saúde.
As outras duas UPAs existentes em Goiânia, a Itaipu e a Noroeste, são de Porte 3, com estrutura para atendimentos de média e alta complexidades. Além da melhoria geral na estrutura, com a obra o número de consultórios passará de três para cinco e o número de leitos na sala de reanimação de um para três.
A unidade também ganhará sala de isolamento e passará de 1.459 metros para 1.944m2 em área construída. O Cais Chácara do Governador foi inaugurado em dezembro de 2004. Em 2005, por determinação do prefeito Iris Rezende, começou a funcionar 24 horas.
Até as obras, o Cais realizava uma média de 200 atendimentos de emergência por dia e 100 na parte de ambulatório nas especialidades médicas de ginecologia, urologia, dermatologia e alergia. O Cais também possui serviços de psicologia, fonoaudiologia e odontologia e com a ampliação passará a ter também ortopedia e pediatria.
Para a realização da obra, prevista para ser concluída em 120 dias, os serviços oferecidos no local e os 256 servidores foram transferidos para outras unidades de Saúde, como Cais Vila Nova, UPA Novo Mundo e o Cais Amendoeiras.
“O Cais Chácara do Governador fica numa região com mais de 100 mil pessoas, vimos a necessidade de ampliar e melhorar o atendimento para que atenda a população com melhores condições e qualidade”, destaca o prefeito.
De acordo com a secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, o primeiro benefício para a população é a estrutura física adequada de acordo com as normativas do Ministério da Saúde, que prevê, entre outras medidas, uma maior distância entre os leitos, aumentando, assim, a segurança dos pacientes.
“Além de todas as mudanças que faremos aqui, vamos manter todas as especialidades do ambulatório do Cais que são ginecologia, urologia, alergia, odontologia, fonoaudiologia e psicologia, ou seja, estamos fazendo o melhor para o paciente e também para os funcionários”, ressaltou.