Única no bairro, rua sem asfalto gera transtornos há 20 anos no Jardim Helvécia, em Aparecida de Goiânia
Por Márcio Souza, do JGDN
“Moro na Rua Pioneira há vinte anos, e a única rua que não tem asfalto é essa. A viela têm muitos buracos e todos que moram aqui possuem carros e, por causa dos buracos, a gente vive arrumando os veículos pois estragam com frequência”. Esse é o desabafo da Célia, moradora do Setor Jardim Helvécia, em Aparecida de Goiânia. O bairro recebeu asfalto em todas as ruas, exceto na rua da dona de casa. A pavimentação na via não foi feita, segundo ela, sem explicação aparente. “Eu, juntamente com os moradores estamos lutando por esse asfalto há anos, somos muitos que moram aqui”, contou.
Há cerca de quarenta casas de moradores na região. Por causa dos buracos, trafegar com automóvel ou mesmo andar a pé na Rua Pioneira tem sido uma tarefa difícil. Motoristas e pedestres têm que conviver com a lama quando chove ou com a poeira, de acordo com a época do ano. Os problemas respiratórios também aumentam consideravelmente.
O Jardim Helvécia era um grande terreno de chácara que foi vendido pelo dono, que loteou partes da terra para moradores comprarem. Desde então, eles sonham com a regularização fundiária no bairro.
A região é tão esquecida pelas autoridades, que até mesmo os postes de iluminação na rua Pioneira foram os próprios moradores que compraram. Recentemente, eles fizeram um protesto reivindicando do Poder Público a documentação para a regularização das casas para que os serviços básicos como: saneamento; asfalto; rede de tratamento de esgoto e roçagem em lotes baldios cheguem até eles.
Moradora na região há 19 anos, Maria Prates Carvalho também cobra o asfalto na rua da casa dela. Indignada, ela lamenta a falta de compromisso da prefeitura . “Nós também temos os mesmos direitos igual a todos. Pagamos impostos para viver abandonados”.
Em abril deste ano, os moradores, juntamente com o deputado Karlos Cabral entregaram um ofício com as demandas da região para a prefeitura de Aparecida de Goiânia, mas, na época, nenhuma resposta foi dada à população.
O Jornal Guia de Notícias entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura do município. Em nota, a assessoria do órgão disse que a Rua Pioneira será inserida no cronograma de pavimentação asfáltica com início da obra no ano que vem, e que, atualmente, a prefeitura está com oito frentes de asfalto na cidade. Disse ainda que “o programa da atuação gestão municipal, em parceria com o governo federal e bancada goiana no Congresso Nacional, é de levar o benefício para todos os 30% dos bairros que ainda faltam ser pavimentados”.