Procon Goiás constata variação de até 398% nos produtos da ceia
Com a proximidade do Natal, que será comemorado na próxima sexta-feira (25), supermercados e atacadistas de Goiânia já começam a receber a movimentação de consumidores em busca dos principais itens para o preparo da tradicional ceia natalina.
Considerando que os itens estão pesando mais no bolso dos consumidores, a pesquisa de preços se torna ainda mais necessária. Pensando nisso, pesquisadores do Procon Goiás visitaram, entre os dias 7 e 18 de dezembro, 14 (quatorze) estabelecimentos da capital, coletando os preços de 109 (cento e nove) itens tradicionais como castanhas, frutas, panetones, peru, chester, tender, lombo, pernil, bacalhau, azeites e bebidas em geral.
Aumento médio geral registrado foi de 14,32%
Considerando os preços médios de todos os itens que figuraram no levantamento do ano passado e permaneceram no levantamento atual, pode-se afirmar que, neste ano, em média, o consumidor goianiense terá que pagar 14,32% a mais nas compras dos itens para o preparo da ceia de Natal, mas dependendo do tipo de produtos, o peso será ainda maior.
Por categoria, as frutas frescas e carnes/aves, registraram um aumento médio de 23,68% e 16,31%, respectivamente. Já em relação aos panetones, o aumento médio foi de 2,82%.