Prefeitura de Goiânia inicia vistoria compulsória em imóveis fechados ou abandonados para combate de focos de dengue

Prefeitura de Goiânia inicia vistoria compulsória em imóveis fechados ou abandonados para combate de focos de dengue

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM), inicia, nesta quinta-feira (03/4), às 08h, a realização de vistorias compulsórias em imóveis fechados ou abandonados da capital para combate a focos de dengue. A ação reunirá auditores da Vigilância Sanitária, agentes de combate a endemias, guardas civis e chaveiros. O ponto de encontro será na sede do Distrito Sanitário Noroeste, na Avenida do Povo, Quadra 81, na Vila Mutirão.

“A região Noroeste de Goiânia tem apresentado a maior incidência de casos de dengue com 834 casos a cada 100 mil habitantes. Por isso, intensificamos as visitas domiciliares nos bairros da região e iniciaremos a abertura compulsória de imóveis que estão fechados e que podem trazer riscos à saúde pública, intensificando o combate ao mosquito que é vetor da doença”, afirma o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.

A iniciativa é fundamentada pela Lei 13.301/2016 que permite a entrada de agentes de saúde em imóveis públicos e particulares, em situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso, quando a ação é essencial para a contenção de epidemias. “Nossas equipes serão acompanhadas por chaveiros, porque buscamos preservar a integridade do imóvel e não alterar as condições de segurança em que o local foi encontrado. É uma medida emergencial que visa a proteção da saúde coletiva e o controle do avanço da dengue”, destaca Pellizzer.