Obras da Praça do Cruzeiro, em Goiânia, seguem em ritmo acelerado
Com previsão de conclusão e entrega a população no próximo mês de março, a revitalização da praça Comendador Germano Roriz, mais conhecida como Praça do Cruzeiro, localizada no Setor Sul, em Goiânia, segue em ritmo acelerado. Com área total superior a 17 mil metros quadrados, o local passa por grande reestruturação estrutural e paisagística, comandada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh).
Construída em 1947 a praça, que foi palco da primeira Missa Cultural celebrada na capital e por esse motivo recebeu o monumento do Cruzeiro do Sul, que é tombado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O monumento está passando pelo processo de restauração, respeitando as suas características originais.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves, a revitalização do espaço é mais uma etapa do Programa ReViva Goiânia. ” O objetivo é revitalizar a região do Centro e de Campinas, devolvendo à população espaços que eram utilizados para convivência e que, ao longo do tempo, foram esquecidos pela população e subutilizados”, afirma.
Outro equipamento existente no local e que está recebendo atenção especial é fonte localizada na extremidade sul da praça, que está recebendo nova fiação e também novos equipamentos. Além disso, a fonte passará a contar com um mirante de contemplação com visão para a região norte da cidade, uma cascata e um espelho d’água, tudo equipado com com iluminação especial.
Após amplo serviço de limpeza no local, com retirada do calçamento antigo, árvores condenadas e estruturas comprometidas, na última segunda-feira (27) a Prefeitura de Goiânia deu início ao processo de concretagem da praça.