Metronização abre 90% dos semáforos para a passagem dos ônibus

Os ônibus que transitam no BRT Norte-Sul e no Leste-Oeste têm cruzado 90% dos semáforos abertos no trecho onde a metronização está em funcionamento. Lançado na gestão Mabel, o trecho que consiste no BRT Leste-Oeste tem 3,1 km, conta com nove cruzamentos semaforizados e quatro estações. Já o trecho em funcionamento do BRT Norte-Sul abrange 3,7 km, com 12 cruzamentos e oito estações. O uso da tecnologia também contribuiu para o aumento da velocidade dos veículos nos trechos em mais de 30%, chegando a 23 km/h, tendo picos de 25 km/h em alguns horários do dia.
A expectativa, segundo o prefeito Sandro Mabel, é fazer com que Goiânia chegue a 260 km de metronização. Todas as ações são para tornar os corredores de ônibus mais eficientes e atrativos para a população. “Sensores instalados nas vias identificam a aproximação dos ônibus e enviam informações a uma central que calcula o tempo adequado para manter os semáforos abertos, melhorando a fluidez e a eficiência do sistema”, explica.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destaca que todos os pontos onde a metronização foi instalada são monitorados, acompanhados e controlados por inteligência artificial. “Temos tags instaladas dentro do ônibus e que conversam com um parque semafórico totalmente modernizado, com inteligência artificial. E esse parque envolve tanto a questão do semáforo, como os controladores, toda essa estrutura semafórica também. Ela foi substituída, modernizada, para que permita que, a partir do momento que o ônibus comece a transitar nesse corredor, ele tenha essa conectividade”, explica.