Governo de Goiás promove cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, promove o cadastramento de recadastramento de beneficiários do programa Passe Livre Estudantil (PLE) relativo ao segundo semestre de 2019.
O prazo foi iniciado no último dia 12 de agosto e segue até o próximo dia 31 e o procedimento poderá ser realizado através do site juventude.go.gov.br aos beneficiários da grande Goiânia. Ao entrar no endereço eletrônico, o usuário escolherá a opção adequada a seu perfil, se identificando por meio do CPF.
No caso de Anápolis, os estudantes podem procurar a sede da empresa Urban (Avenida Brasil Norte, 1655 – Cidade Jardim) ou os postos de atendimento do Vapt Vupt.
Vale lembrar que o comprovante de matrícula em uma unidade de ensino é obrigatório e poderá ser adquirido online ou por meio da secretaria da escola ou faculdade. Não há limite de idade para obter o benefício.
Segundo a superintendente da Criança, Adolescente e Juventude de Goiás (Sucaj-GO), Thaís Moraes, quem já realizou o cadastramento ou recadastramento do PLE no primeiro semestre desse ano não precisará fazê-lo novamente.
“O estudante que está entrando agora em uma instituição de ensino ou quem não se cadastrou no primeiro semestre precisa ficar atento ao recadastramento, caso contrário poderá ter o benefício cancelado”, frisou Thaís.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral, está em estudo a retomada do recorte social previsto na legislação original do PLE, de modo a garantir a justiça social e a expansão do Passe Livre Estudantil aos demais municípios que possuam sistema de transporte coletivo urbano.
“Os programas sociais precisam beneficiar realmente quem necessita deles e não faz sentido algum que estudantes com renda familiar superior a três salários mínimos contem com o Passe Livre Estudantil, enquanto jovens carentes de outras cidades do estado, como Catalão, Jataí e Itumbiara não tenham acesso ao programa e que o mesmo fique restrito à Grande Goiânia e Anápolis”, avaliou.
Somente no mês de agosto o Governo de Goiás desembolsará, aproximadamente, R$ 9,9 milhões para garantir a manutenção do programa – quase em toda a sua totalidade para custear os beneficiários da grande Goiânia.