ENCONTRO CINECLUBISTA NO CINE FEST SANT’ANA

O Cineclubismo goiano fechou uma importante parceria com o Cine Fest Sant’Ana em Anápolis, um festival voltado ao cinema goiano e anapolino. A estratégia das parcerias com os Festivais e Mostras de Cinema no Estado de Goiás é uma iniciativa importante para fortalecer as principais janelas de exibição do cinema realizado no Estado.
Em 2025, os temas debatidos nos Encontros Cineclubistas são a Democratização do Audiovisual a través dos editais de incentivo a cultura, que apresentam uma nova realidade nas diversas áreas da produção, preservação, exibição e patrimônio audiovisual. Os editais promovem a criação de novos Cineclubes, provocando um aumento em proporções significativas nos últimos anos. O segundo tema é a distribuição da produção dos mais de 700 filmes que serão realizados entre 2024/2025, não havendo uma preocupação por parte dos agentes envolvidos no sistema audiovisual goiano, o futuro da produção é a gaveta do esquecimento da memória audiovisual, que teve uma oportunidade de concretizar suas histórias na tela dos cineclubes goianos.
O Cine Fest Sant’Ana começa suas atividades entre o dia 14 a 20 de julho, com mostra, oficinas e debates sobre audiovisual. O Evento reúne produções estaduais em uma semana de cinema, aprendizado e encontros. Anápolis transforma-se na capital do Audiovisual goiano com dias intensos dedicados ao cinema. O Cine Fest Sant’Ana é uma realização da Produtora ArtVideo, com produção da Território Cultural. Os recursos vêm da Política Nacional Aldir Blanc 2024, do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Anápolis e a Secretaria Municipal de Cultura.
O Encontro Cineclubista no Fest Cine Sant’Ana começa na sexta, 18 de julho com a abertura do Festival e no sábado, 19, os cineclubes se reúnem pela manhã para uma mesa de debate com convidados especiais para estabelecer espaços e trocas de experiência com os cineclubes. No início da tarde uma palestra sobre a distribuição e os cineclubes como uma estratégia de democratização do acesso ao cinema brasileiro. Na culminância do Encontro a Mesa “Formação de uma rede goiana de apoio: potencialidades e ações”, com o objetivo de fortalecer ações em comum e criação de novos cineclubes pelo Estado de Goiás.
As Mesas estão conformadas pelos convidados que engrandecem nosso evento e fortalece a atividade audiovisual e cineclubista no estado de Goiás.
MESA 1: “DE BRAÇOS DADOS COM A DEMOCRATIZAÇÃO DO CINEMA ATRAVÉS DOS CINECLUBES”
1. Juliana Brombim (produtora, educadora do audiovisual e articuladora de projetos com foco em cinema, território e impacto social)
2. Cristiano Sousa (Diretor da Cristos Produções, Representa o Fórum de Festivais Brasileiros e Goiás)
3. Luiz Fragelli (Diretor do Território Cultural e Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Anápolis)
4. Helena Carvalho Sicsu (Representante do Fórum Brasileiro dos Cineclubistas e Coordenadora do Cineclube Provocação de Caldas Novas )
5. Rogério Bianchi de Araújo (Representante do Cineclube Utopias do Cerrado de Catalão)
6. Moderador: Francisco Lillo Biagetti (UCGYN – Cineclubista)
PALESTRA: “CINECLUBES COMO ESTRATÉGIA: UM DIALOGO COM A DISTRIBUIÇÃO INDEPENDENTE”
1. Juliana Brombim (produtora, educadora do audiovisual e articuladora de projetos com foco em cinema, território e impacto social)
2. Francisco Javier Lillo Biagetti (UCGYN – Cineclubista, Professor e Oficineiro)
Temas da Palestra:
• Cineclubismo em Goiás;
• Cineclubismo e parcerias;
• Distribuição Nacional com foco em cinema, território e impacto social;
• Cineclubismo e Distribuição.
MESA 2: “FORMAÇÃO DE UMA REDE GOIANA DE APOIO: POTENCIALIDADES E AÇÕES”
1. Ricardo Nogueira (Cineclube Dotome Filmes – Proposta Cristã)
2. Maria Francisco Sanhueza Bocchio (Cineclube Bauhaus News – Proposta Arquitetura e Artes Visuais – AGAV/GO)
3. Djalma Lima (Representante Alfabetização Audiovisual – Produtor do Fest Cine SANT’ANA)
4. Leo Cassimir (Projeto Ninho Ancestral – Encontro Cineclubista em Agosto)
5. José Fábio da Silva (Cineclube Adaptação Literária – União Literária Anapolina )
6. Moderador: Luiz Eduardo Rosa Silva (Jornalista, Cineclubista e Produtor Cultural)