Cristiano Sousa representa Goiás em maior evento cinematográfico da América Latina
O Ventana Sur promovido pelo Marché du Film de Cannes em parceria com o INCAA da Argentina e ACAU do Uruguai cria uma ponte sólida para o cinema entre a América Latina e a Europa. O evento possui seções específicas de filmes, como: “Animação”, “Curta”, “Documentário” e “Fantástico”. Através de workshops e sessões de pitch acontecem negociações de todos os gêneros e formatos da produção audiovisual.
O evento aconteceu entre os dias 1º e 5 de dezembro, no Palacio Libertad de Buenos Aires, na Argentina. Cristiano Sousa, representou o Brasil e foi o único goiano selecionado para o Ventana Sur Tech. Durante o evento foi agraciado com uma menção honrosa – o que demonstra um grande impulso para a cena audiovisual de Goiás, evidenciando o potencial criativo da região.
O Ventana Sur destaca-se como um ponto de encontro para tendências em inovação tecnológica aplicadas à criação, produção, formatos e distribuição de conteúdos audiovisuais na América Latina. Na visão de Cristiano Sousa, ter estado em um evento tão relevante para o mercado mundial do audiovisual representa uma oportunidade ímpar.
“Tive o privilégio de participar do ‘Meeting the Festivals’ com o Morce-GO Vermelho Goiás Horror Film Festival. Nossa presença comprova, que estamos nos firmando como um player significativo no cenário audiovisual brasileiro. E, sublinha a importância cultural de Goiás”, afirma o CEO da Cristos Produções, Cristiano Sousa.
O diretor cinematográfico também integrou o painel “Latam En Modo IA” no Ventana Sur e compartilhou experiências na interseção entre tecnologia, criatividade e produção audiovisual. A experiência de troca se deu ao lado de especialistas da Argentina, Equador, Uruguai e Venezuela. “Este tipo de intercâmbio é crucial para o fortalecimento da conexão entre Goiás e outras regiões da América Latina, ampliando as possibilidades para nós, como cineastas locais”, explica.
Exibição de curta-metragem
O filme Minha infância além da imposição dirigido por Cristiano Sousa com orientação da professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG), Rosa Berardo foi destacado no Screen Daily, do Ventana Sur. Na oportunidade, o cineasta goiano expressou como a utilização da inteligência artificial pode transformar narrativas.
O filme narra a história de um homem que, na infância, sofreu bullying e tristeza, e, como adulto, utiliza a tecnologia para reescrever a própria história. “O objetivo é não apenas artístico, mas também terapêutico — mostrando como a imaginação e a tecnologia podem ajudar a curar feridas do passado”, finaliza Sousa.