Bebê morre em UPA de Aparecida após ser diagnosticado com gripe, e família denuncia negligência

Bebê morre em UPA de Aparecida após ser diagnosticado com gripe, e família denuncia negligência

Um bebê de 1 mês morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. A família denuncia que a criança foi mandada para casa sem nenhum pedido de exame e, ao voltar ao hospital com dificuldade para respirar, demorou 2 horas para ela ser atendida.

“Meu filho não tinha nenhum problema de saúde. A pediatra disse que ele só estava gripado”, desabafou a mãe em entrevista à TV Anhanguera.

Enzo Bastos Putencio morreu nesta quinta-feira (25), na UPA do Setor Buriti Sereno. Em nota, a Secretaria de Saúde disse que a equipe médica realizou todos os protocolos necessários e afirmou que vai apurar os fatos. O caso será investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Conforme relato do Boletim de Ocorrência, Junio Carlos Putencio e Raquel Bastos, levaram o filho Enzo na UPA na segunda-feira (22), pois o bebê estava com sintomas de gripe. Segundo a família, ele foi atendido por uma pediatra, que passou uma medicação, não fez nenhum pedido de exame e deu alta para a criança.

“Ela sentiu o coração dele, falou que era gripe, passou paracetamol, um xarope e me mandou para casa”, detalhou Raquel

Os pais contam que voltaram para casa com o filho, deram os remédios e cuidaram dele. Porém, na quinta-feira (25), ele acordou com dificuldade para respirar e, por isso, voltaram na UPA. Raquel diz que chegou no hospital avisando que o bebê estava mal, porém, após esperar 2 horas para ser atendido, viu que o Enzo piorou.

“Eu falei: moça, meu filho não está bem e estamos esperando. Ela olhou o Enzo, pegou ele e saiu correndo”, lembra a mãe.

Poucos minutos após a enfermeira levar o Enzo, uma pediatra voltou para avisar os pais que o bebê tinha falecido. Conforme relato da família à polícia, a médica disse que o coração da criança já estava parado e que não havia mais nada a fazer. Para Junio, pai de Enzo, esta foi a pior notícia que ele recebeu na vida.

Fonte: g1