Após ação judicial, prefeitura faz retirada compulsória de lixo em residência de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia conseguiu na justiça decisão favorável para retirar o lixo de um imóvel que fica na Avenida 3ª Radial, no setor Pedro Ludovico, em Goiânia. Desde 2012, os proprietários e acumuladores – mãe e dois filhos idosos – já tinham sido autuados por seis vezes, mas nunca limparam o local e nem permitiram que os recicláveis e inservíveis fossem retirados.
Aproximadamente 20 caminhões de lixo foi levado para o aterro sanitário, após a retirada da montanha de lixo na residência, na manhã desta quinta-feira (23), de forma compulsória.
Segundo o coordenador de fiscalização da Diretoria de Vigilância em Zoonoses, Jadson Moreira Lima, já foi feito tudo que estava ao alcance da prefeitura para que a família se desapegasse do material que acumula, inclusive atendimento com a equipe psicossocial do Distrito Sul, mas eles não aceitaram nenhum tipo de tratamento e continuam acumulando materiais que são um risco para a saúde pública.
“Além de ser um ambiente propício para proliferação do mosquito Aedes aegypti, o local atrai animais sinantrópicos, como ratos, baratas e escorpiões. E ainda tem o risco de incêndio, pois lá existe uma grande quantidade de materiais inflamáveis como papelão e garrafas pets”, afirma.
A ação contou com equipes da Diretoria de Vigilância em Zoonoses, Comurg, Guarda Civil Metropolitana, Samu e a equipe psicossocial do Distrito Sanitário Sul.