MPF denuncia Marconi Perillo por corrupção e lavagem de dinheiro

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) denunciou o ex-governador Marconi Perillo por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A ação é resultado da operação Cash Delivery, na qual o político chegou a ser preso. No documento, o órgão também pede que sejam devolvidos R$ 17,8 milhões aos cofres públicos.
Advogado de Perillo, Antônio Carlos de Almeida informou, por nota, que está “indignado” com a denúncia e que há uma perseguição ao cliente. Ele completou que o “ex-governador não teme o enfrentamento dos fatos e tem absoluta confiança na sua total inocência”.
O documento é assinado pelo procurador da República Helio Telho Corrêa Filho e foi concluído na última segunda-feira (17), mas divulgado apenas na manhã desta sexta-feira (21). Mais quatro pessoas são denunciadas pelo MPF:
Jayme Eduardo Rincón – ex-presidente da Agência Goiana de Transporte e Obras: corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa;
Márcio Garcia Moura – motorista de Rincón: corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa;
Pablo Rogério de Oliveira – advogado: lavagem de dinheiro e organização criminosa;
Carlos Alberto Pacheco Júnior – empresário: lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Todos os envolvidos respondem ao processo em liberdade.
Operação Cash Delivery
A Polícia Federal investigou repasses indevidos para agentes públicos em Goiás, com base nas delações premiadas de executivos da Odebrecht. A Operação Cash Delivery foi realizada em 28 de setembro de 2018 e resultou na prisão de cinco pessoas.
Doze dias depois, em 10 de outubro, Marconi Perillo foi preso ao prestar depoimento na sede da Polícia Federal, visto que era apontado como o chefe do esquema. O ex-governador foi solto no dia seguinte.
Escutas policiais presentes no inquérito da Operação Cash Delivery mostram um diálogo que, segundo a corporação, revela a entrega de R$ 1,2 milhão em propina da Odebrecht para campanhas de Perillo em 2010 e 2014.
Fonte: G1 Goiás