Vereador de Porangatu é afastado do cargo após exigir parte do salário de funcionário
O vereador Valmir Martins Ribeiro, conhecido como Valmir “Du Couro”, de Porangatu, na região norte de Goiás, foi afastado das funções públicas nesta quinta-feira (25). Segundo a Polícia Civil (PC), ele é alvo de investigação da especializada por suspeita de crime de concussão – quando o funcionário público se aproveita do cargo para exigir vantagem indevida direta ou indireta, e deverá ficar afastado de suas funções públicas pelo prazo de 90 dias, sob pena de ter decretada sua prisão preventiva em caso de descumprimento.
De acordo com o já apurado na investigação, ele teria exigido por mais de um ano – entre 2016 e 2018 – parte dos salários de uma funcionária que teria sido indicada por ele para ocupar cargo comissionado no Ciretran de Porangatu, sob pena de exonerá-la. Entre os elementos apresentados pela servidora, estão conversas de celular, nas quais o vereador cobra o dinheiro; e comprovantes de depósito para o parlamentar.
Segundo o delegado de polícia Rhaniel Almeida, que coordenou as investigações, a medida cautelar foi pleiteada junto ao Poder Judiciário para evitar que o parlamentar cometa novos crimes contra a Administração Pública ou se utilize de sua posição política para obstruir as investigações.