Documentário sobre personagem trans no cinema é lançado em Goiânia

O filme “Impressões da história da personagem transgênero no cinema brasileiro” apresenta a história do cinema LGBTI+, no Brasil. A narrativa híbrida é um panorama sobre os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas – o que transcende estereótipos e preconceitos. O projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento ao Audiovisual do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.
Sobre o lançamento do documentário, o diretor contextualiza que realizar esse evento em janeiro é importante, por ser o mês da visibilidade trans. “Além desse lançamento de Goiânia, haverá também em São Paulo, provavelmente, no mês de março. Estou bastante feliz com a possibilidade de mostrar essa obra para diferentes públicos”.
De acordo com Cristiano Sousa a sétima arte ainda não “abraçou” o transgênero. “Ainda falta trans na direção dos filmes. Falta representatividade nas personagens e em papeis de destaque. Portanto, a expectativa é que a plateia presente no Multicine Cinemas compreenda essa problemática”, completa.
Com a difusão do filme em várias plataformas e telas espera-se que esse cenário possa ser alterado. E, que a pessoa trans possa ser vista com outros olhos: “histórias contemporâneas reais, não só de marginalização, mas como personagens que tenha uma vivência, que tenha uma profissão e uma realidade humana como qualquer outra pessoa”, afirma Cristiano Sousa.
Até hoje no Brasil existe um distanciamento da realidade de pessoas transgêneros no cinema. Não há registro de um longa-metragem de ficção dirigido por um diretor ou diretora não cisgênero. Há poucas oportunidades de se contar histórias positivas com pessoas, que realmente vivem essa realidade. Mesmo havendo vários atores, atrizes, técnicos e diretores. Inclusive, muitos deles estão no documentário dando depoimentos, portanto não perca a oportunidade de assisti-lo de graça.