Saúde prepara locais de vacinação para evitar aglomerações, em Goiânia

Saúde prepara locais de vacinação para evitar aglomerações, em Goiânia

Para evitar aglomerações, demarcações na cor vermelha foram pintadas no chão da área externa do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), do Conselho Regional de Farmácia (CRF) e na Área 1 da Pontifícia Universidade de Goiás (PUC-GO), onde é realizada a vacinação contra Covid-19 dos profissionais que atuam na assistência à saúde. A ação que teve início nesta quarta-feira (3/2) segue até sexta-feira (5/2) em datas e horários já pré-estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Em todos os locais, de acordo com a SMS, a imunização transcorre normalmente, sem filas, até às 20h. A aplicação das doses segue os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que especificam quem pode ser vacinado neste primeiro momento.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Pessoni, explica que diversos critérios foram elaborados pela pasta para evitar aglomerações nos locais de vacinação. “Colocamos demarcações no chão, priorizamos os espaçamentos entre as cadeiras e definimos dias, de acordo com idade dos profissionais e as letras iniciais do primeiro nome, para que tudo transcorra sem problemas”, revelou a diretora, acrescentando que todos os profissionais da SMS estão sendo constantemente orientados para lidar com as possíveis intercorrências.

Grécia Pessoni lembra ainda que para receber o imunizante os profissionais devem apresentar carteira profissional, comprovante de endereço e de atuação na área da saúde, como crachá, contracheque ou declaração. Os profissionais autônomos deverão preencher, no momento da vacinação, uma declaração das suas atividades na área de saúde.