Por Bárbara Zanatta, do JGDN

Nesta sexta-feira (7), o Jornal Guia de Notícias mostra um projeto super bacana que acontece no município de São Miguel do Passa Quatro, na região sul de Goiás. Trata-se do PROJETO DOS IDOSOS.

Criado no ano de 2017, o programa vem trabalhando serviços sociais de convivência e fortalecimento de vínculo. Além de roda de conversas, passeios turísticos e bailes realizados para idosos, como: forró quinzenais onde eles são trazidos para cantar e dançar.

”As atividades realizadas com os idosos são divididas em dois grupos: grupo de roda de conversas que acontecem de 15 em 15 dias, com o intuito de levar assistência técnica, desde serviços sociais, saúde, educação e trabalho em rede para idosos”.

“Na área da saúde trabalhamos através das cores, auxiliando, por exemplo, como diferenciar os seus remédios na hora de tomar. Já na arte temos a dança através de bailes de forró quinzenais, onde trazemos os idosos que gostam de dançar e cantar, tendo também algumas palestras antes”, afirma a primeira dama da cidade de São Miguel do Passa Quatro, Fabiana Ceciliano.

Ela ressalta a importância de levantar a auto-estima dos idosos, além de aproximá-los de jovens e crianças.

”Viemos trabalhando com esses tipos de projetos há três anos, tendo a intenção de trazê-los para perto de nós, através de visitas feitas pelas crianças do serviço de convivência, e também pela oficina da cultura. Isso faz com que renove esses idosos, além da conscientização da população”, afirma Fabiana.

A primeira dama diz que concluirá essa gestão satisfeita com os trabalhos realizados, como, por exemplo, as campanhas feitas, o arraiá dos idosos (arriá do vô Migué), onde os vovôs e vovós se divertem dançando. Passeios turísticos como a ida a cidade de Brasília-DF, onde foram conhecer o Congresso, além da valorização que as crianças aprenderam a ter com os idosos.

”Eu acredito que trabalhar através de projetos, você coloca metodologias, critérios, metas. Além de ouvir as demandas que o município tem baseado na nossa realidade”, finaliza Fabiana Ceciliano.

Fotos: Divulgação