Revitalização da Praça do Trabalhador entra na segunda semana de obras

Revitalização da Praça do Trabalhador entra na segunda semana de obras

Nesses primeiros dias de revitalização da Praça do Trabalhador, foi feita a instalação do canteiro de obras, cercamento da área, locação topográfica, remoção de 95% do piso, com transporte de concretos, entulhos e asfalto antigo, e iniciadas a terraplenagem e a construção de um banheiro e da administração. Seguindo a autorização da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), foram removidas 35 árvores das espécies sete-copas, pau-formiga, pau-ferro, ipê, jacarandá-mimoso, palmeira-rabo-de-peixe. Todas com suas condições fitossanitárias comprometidas. Haverá compensação ambiental, ou seja, plantio de espécies em substituição às removidas.

Durante esta semana, os operários trabalharão na retirada do restante do piso e continuarão a terraplenagem, com o intuito de concluir 50% do serviço e construir 15% da base BGS e a concretagem da fundação do primeiro banheiro e da administração. A expectativa também é, com a liberação da Amma, remover as 37 árvores.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, paralelamente à revitalização, a Prefeitura vai executar todas as demais obras complementares que formam o complexo da Praça do Trabalhador, que são as áreas lindeiras e os trechos do BRT e da Avenida Leste-Oeste.

“São obras complementares e vamos executar simultaneamente, num esforço concentrado para entregar todas elas no prazo estipulado nos contratos. Goiânia só tem a ganhar, pois são obras valiosíssimas para o desenvolvimento da nossa Capital”, declara.

Avenida Leste-Oeste: orçada em R$ 33.315.022,11, a nova etapa vai desafogar o trânsito em uma das regiões mais movimentadas de Goiânia. O trajeto terá 8,1 km e cortará a Praça do Trabalhador em duas partes: uma maior, entre a Leste-Oeste e rua da Rodoviária, e a outra menor, localizada entre a Leste-Oeste e a Rua 67-A, chegando até Senador Canedo. Na área menor paralela à Rua 67-A, será implantada, em toda sua extensão, uma linha de floreiras com bancos, com o estacionamento permitido apenas para ônibus. A execução da obra é de responsabilidade da Construtora Sobrado.

BRT Goiás Norte

As obras do BRT serão retomadas, após a construção da rede de drenagem alcançar a Avenida Goiás, com revitalização completa – calçamento, paisagismo, iluminação, sinalização de trânsito – com previsão de término para agosto do próximo ano.

A rede de drenagem começou a ser construída em maio e, por ser o trecho mais complexo, começou pela Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, onde fará o lançamento no Capim Puba, de lá passará pela Avenida Oeste, no Setor Marechal Rondon, seguirá pela Rua 74 e subirá a Avenida Goiás, cruzará a Avenida Independência e chegará até à Praça Cívica. Entre a Independência e a Praça Cívica, cerca de 1,9km, a rede será dupla.

O trecho entre o Setor Norte Ferroviário e a Avenida Independência deverá ser concluído até o final do próximo mês.