Prefeito Sandro Mabel assina ordem de serviço para revitalização de asfalto em bairros da Região Oeste
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, assinou nesta quarta-feira (17/9) a ordem de serviço para início imediato das obras de revitalização de 24 ruas em 11 bairros e duas praças da Região Oeste da capital. A obra está orçada em R$ 7,2 milhões, irá beneficiar quase 19 quilômetros de vias e tem previsão de término em 45 dias. A execução será pelo Consórcio Recape Gyn, contratado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), dentro do Programa Asfalta Goiânia.
Os trabalhos prevêem a fresagem das ruas, reciclagem de base, remendo profundo, base de solo estabilizado, reforço da pavimentação com geogrelha, pavimento de concreto, pintura de ligação e aplicação de capa asfáltica de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e microrrevestimento asfáltico, dependendo da necessidade de cada via, conforme laudo técnico.
“Dos 19 quilômetros, 13 serão feitos por CBUQ e seis em micropavimento porque a gente não pode pegar um asfalto bom, fresar ele e jogar fora, porque custa um absurdo o preço de um metro quadrado do asfalto. Custa três vezes mais do que micropavimento. Então, onde o asfalto está bom, a base está boa, só precisa fazer a proteção dele, onde, às vezes, ele está começando a trincar, nós colocamos o micropavimento. O restante da base, onde tem que mexer em base, nós alteramos por completo. Nós vamos fazer um serviço caprichado”, ressaltou o prefeito.
Mabel destacou ainda que o objetivo é recuperar até 800 quilômetros de asfalto em vias. O planejamento anterior era 500 quilômetros. A nova previsão ocorre após estudos necessários para um uso mais otimizado do dinheiro público. “Vamos fazer uns 700, 800 quilômetros com o mesmo dinheiro porque nós estamos medindo cada pedaço que precisa fazer. Tem pedaço da rua que não precisa fazer. Nós vamos fazer com cuidado com o dinheiro público, cuidado com cada centavo que a gente tem disponível para que a gente possa fazer asfalto em mais ruas”, mostrou.