Proprietários de imóveis não edificados devem acessar o site da prefeitura ou se dirigir à loja do Atende Fácil, no Paço, e emitir a guia de recolhimento do imposto

A Secretaria Municipal de Finanças informa que o prazo para pagamento do Imposto Territorial Urbano (ITU), aquele incidente sobre os imóveis não edificados, localizados no município de Goiânia, se encerra nesta segunda-feira, 22. O contribuinte terá 10% de desconto para pagamento à vista ou, se preferir, poderá parcelar o tributo em 12 vezes, desde que a parcela mínima não seja inferior a R$ 24,52.

A Sefin esclarece que para o ITU, por tratar-se de imóveis sem edificação, não será enviada nenhuma cobrança, devendo o contribuinte acessar o site da prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br), ir na aba Serviços, informar a matrícula do imóvel e emitir a guia para pagamento.

Caso prefira, o interessado poderá se dirigir à loja de atendimento da prefeitura, no Paço Municipal, ou em uma unidade do Vapt Vupt onde haja guichê da administração municipal, e retirar o documento. Até o vencimento, o pagamento pode ser feito em qualquer casa lotérica ou agência bancária.

A Secretaria ressalta que não houve decisão judicial em contrário e o calendário para recolhimento do IPTU e ITU está mantido. Lembra, ainda, que o não recolhimento do tributo no prazo estabelecido acarretará em cobrança de multas e juros sobre o valor do imposto e o inadimplente estará sujeito às cobranças administrativas e judiciais pertinentes, como o protesto em cartório e à execução fiscal através de ação judicial.

Cloves Reges, da Diretoria de Jornalismo