PC desarticula organização criminosa que atuava no roubo de cargas no Entorno do DF

PC desarticula organização criminosa que atuava no roubo de cargas no Entorno do DF

Os policiais civis dos grupos de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Gepatri) e de Repressão a Narcóticos (Genarc) de Luziânia desarticularam, na tarde desta segunda-feira (20), uma organização criminosa dedicada ao roubo de cargas e que atuava na região do Entorno Sul de Brasília. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão.

Segundo as investigações, os suspeitos José Roberto da Silva, de 40 anos, Alessandro Gonçalves Marchiori, de 22 anos, Isaías dos Santos Alves, de 27, e Matheus Meirelles de Assis, 22 anos, formavam uma organização criminosa especializada no roubo de cargas. Eles agiam nas rodovias da região de Luziânia, Cristalina e Cidade Ocidental.

Para a execução do crime, os investigados usavam carros roubados ou de “ágio estourado”, monitoravam as rodovias, geralmente durante a noite, e ao avistar algum caminhão com carga, o seguiam.

No momento oportuno, fechavam o caminhão usando seus veículos e efetuavam disparos de arma de fogo, geralmente para o alto ou mesmo na direção do caminhão, obrigando o motorista a parar.
Em seguida, rendiam o motorista e o mantinham em restrição de liberdade, no meio do matagal, até que a carga chegasse ao destino. Consumado o roubo, a vítima era abandonada no matagal.

A Polícia Civil identificou, até o momento, cinco crimes de roubo de carga praticados pelo bando, sempre com mesmo modus operandi. Em abril, após cometer um dos delitos, o bando foi abordado pela PRF, quando reagiu disparando contra a viatura. Durante a troca de tiros, três conseguiram fugir. Já Isaias dos Santos foi preso.

Alguns dias depois, durante a execução de outro crime, Matheus Meirelles acabou sendo atingido e morreu, sendo o corpo jogado pelos comparsas em uma rua próximo à UPA. As circunstâncias dessa morte são apuradas pelo GIH de Luziânia.
Por fim, os dois indivíduos remanescentes do bando e já identificados foram presos, em cumprimento de mandados de prisão preventiva. Durante a prisão, José Roberto resistiu à ação policial e empreendeu fuga em um veículo, dirigindo em alta velocidade por várias vias da cidade, sendo seguido e capturado pelos policiais do Gepatri.

José Roberto foi autuado em flagrante por resistência, dirigir sem CNH ou permissão e direção perigosa. Também foi cumprido mandado de prisão preventiva em desfavor de Isaías dos Santos, que já estava recolhido no CPP da cidade.

José Roberto, Isaías dos Santos e Alessandro Marchiori serão indiciados por roubo majorado, por 5 vezes, e organização criminosa.