“Passar fome no Brasil é uma grande mentira”, afirma Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (19) que não existe fome no Brasil que quem diz o contrário faz uso de um “discurso populista”. “O Brasil é um país rico para praticamente qualquer plantio. Fora que passar fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não. Você não vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético, como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”, disse Bolsonaro durante um café da manhã com correspondentes estrangeiros.
“Esses políticos que criticam a questão da fome no Brasil, no meu entender, tem que se preocupar, estudar um pouco mais as consequências disso. Lá, é precipitação pluviométrica [chuva] é menor que do Sertão nordestino. Eles conseguem não só garantir sua segurança alimentar, como exportar parte para a Europa. Falar que se passa fome no Brasil é discurso populista, tentando ganhar simpatia popular, nada além disso”, completou.
Bolsonaro criticou os governos do PT por programas como o Bolsa Família, que tirou milhões de pessoas da linha de pobreza e tirou o país do Mapa da Fome da ONU.
Números da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), porém, apontam que, em 2017, mais de 5,2 milhões de brasileiros passaram um dia inteiro ou mais dias sem consumir alimentos ao longo do ano.
O perfil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Facebook lembrou no início da tarde o prêmio que Lula recebeu em 2011, o World Food Prize (Prêmio Mundial de Alimentação) pelo seu legado no combate à fome.
“Essa é a verdadeira guerra que todos os governantes deveriam fazer. Lutar pela vida e não pela morte. Porque a fome é uma arma de destruição em massa mais perigosa que qualquer outra arma que o homem já inventou”.
Fonte: Portal Brasil 247