Goiânia inicia ações preventivas com início de período chuvoso

Goiânia inicia ações preventivas com início de período chuvoso

Com o início do período de chuvas em Goiânia e a emissão do alerta laranja pela Defesa Civil Municipal, a prefeita em exercício, Coronel Cláudia Lira, destacou, nesta segunda-feira (3/11), as ações integradas da Prefeitura para garantir a segurança da população e minimizar os impactos provocados pelas fortes chuvas.

No início do ano, foi criado o Gabinete de Gestão de Emergências Climáticas, que reúne representantes da Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), além de órgãos estaduais como o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar, para atuar de forma preventiva e coordenada.

“Existe um plano emergencial que contém ações de prevenção, controle e recuperação. As equipes monitoram constantemente as vias com maior risco de alagamento e realizam o fechamento preventivo de pontos críticos quando necessário. Esse trabalho é 24h”, afirmou Cláudia Lira.

A prefeita em exercício explicou que a comunicação entre os órgãos ocorre em tempo real, por meio de grupos de monitoramento do gabinete, nos quais o prefeito Sandro Mabel, em viagem internacional, também participa. “Converso com o prefeito diariamente. Toda decisão é tomada de forma integrada, com diálogo constante entre as secretarias e o gabinete. O objetivo é garantir respostas rápidas e coordenadas à população”, destacou.