Por Bárbara Zanatta, do JGDN

As mulheres são conhecidas pela sua persistência, criatividade, ousadia e tantas outras qualidades e prova disso é que estão se arriscando no mercado do empreendedorismo digital. Elas aproveitam as oportunidades, e exploram seu outro lado feminino, o poder e a capacidade de liderar uma empresa.

A busca constante por independência financeira, faz com que a mulher se arrisque e busque entender o empreendedorismo. Outro fator que chama bastante a atenção é o fato de se realizarem profissionalmente. De acordo com dados publicados pelo IBGE no Brasil as empresas abertas por necessidade de uma nova renda é maior entre as mulheres do que entre os homens: 44% contra 32%. A idade média das mulheres que são donas do próprio negócio é inferior à idade dos homens: 43,8 anos contra 45,3 anos.

Para a Personal Organizer e empreendedora Eli Cascão, se reinventar, ousar, adaptar-se a essa nova realidade e aproveitar esse tempo de quarentena para aprimorar ou até mesmo aprender coisas novas, podem agregar valor ao seu negócio. ”Um dica boa é ser ousado e aproveitar este tempo para aprimorar ou até mesmo aprender coisas novas. Se reinventar e adaptar-se a nova realidade,aprender a usar ferramentas atuais como as on-line, através de cursos ministrados e consultorias, além de vendas de produtos pelas redes sociais”, ressalta.

Inúmeras mulheres se arriscam no empreendedorismo diariamente. Devido ao inúmero fracasso e erros frequentes cometidos por muitas delas, a busca por ajuda especializada, querer se reinventar tem se tornado constante, ainda mais agora em época de pandemia em que a maioria das empresas estão utilizando o trabalho remoto como principal ferramenta. ”O trabalho remoto é essencial no momento, nós da Associação das Mulheres Empreendedoras (AMÉM) estamos tendo reuniões de forma online através do GOOGLE MET. Os resultados são incríveis, percebemos que as empreendedoras estão se sentindo desafiadas e motivadas a permanecerem e até mesmo crescerem nesse tempo”, afirma a Personal Organize.

Eli Cascão dá dicas de como aumentar o engajamento nos negócios em época de pandemia e diz qual o segredo para manter-se bem no mercado. ”Estude sobre sua área: procure aperfeiçoar em seu ramo de atuação, aprender com outras pessoas e aprender sozinho também é fundamental. O youTube, cursos on-line gratuitos e pagos, são excelente oportunidades. Outro fator também é começar pelo que você já tem. Não despreze seus talentos e conhecimentos; comece e depois vá se aperfeiçoando”, pontua a empreendedora.


Ter um bom engajamento em suas publicações e utilizar ferramentas do aplicativo ao seu favor, como em lives, hashtags, localizações, publicações e stories com frequências, são essenciais. ”O segredo para ter um bom engajamento é realmente fazer publicações e stories com frequência, utilizar ferramentas do aplicativo a seu favor, através de enquetes, hashtags, localizações, etc”, explica a Personal Organize.