Covid: Goiás vai receber 120 pacientes de Manaus

Covid: Goiás vai receber 120 pacientes de Manaus

Por conta da crise no sistema de saúde causada pela covid-19 em Manaus, no Amazonas, Goiás vai receber 120 pacientes para tratamento em Goiânia. Os leitos de UTI na capital manauara estão sobrecarregados, além de faltar oxigênio no estado. Goiás foi um dos escolhidos para receber os pacientes por estar, no momento, com quantidade de leitos que suportaria tal apoio.

Caso esses pacientes sejam transferidos para Goiás, a SES-GO organiza junto ao Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás para que eles sejam internados na unidade. O HC é um hospital inaugurado recentemente e que conta com espaço vago e estrutura para abertura de novos leitos. Assim, é possível atender as pessoas do Amazonas sem impactar a rede estadual de saúde goiana.

De acordo com informações da SES-AM, será realizada uma triagem dos pacientes que seriam elegíveis para vir. Essa avaliação será validada por técnicos e consultores da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e do Hospital Sírio-Libanês para que seja homologada pelo Ministério da Saúde. A partir disso será programado o embarque, voo e desembarque.