Cavalhadas 2019 tiveram início em Goiás neste último fim de semana

Cavalhadas 2019 tiveram início em Goiás neste último fim de semana

Começou neste fim de semana às Cavalhadas de Goiás 2019. O roteiro teve início neste último sábado, dia 08, por Santa Cruz de Goiás e Posse e no domingo, dia 09, foi a fez de Jaraguá e Pirenópolis apresentarem o tradicional espetáculo. O governador Ronaldo Caiado esteve presente em Santa Cruz, Jaraguá e Pirenópolis.

As tradicionais festividades estendem-se até setembro. O governo irá oferecer todo apoio necessário para que o evento ocorra adequadamente nas cidades, como palanque, som, banheiro químico, segurança e toda infraestrutura necessária. O secretário de Cultura de Goiás, escritor Edival Lourenço, destaca a importância da tradição das Cavalhadas, que já ocorrem há pelo menos 200 anos em Goiás.

“Esse fazer cultural traz com ele vários saberes, conhecimentos e comportamentos, e ele traz, além disso, uma religiosidade, e também uma possibilidade de negócios para Goiás. Estamos fomentando aquilo que há de mais original da nossa cultura, a que vem de nossos ancestrais e entra na modernidade sem perder suas características, traduzindo um processo civilizacional e seguro”, destacou Edival Lourenço.

Tradição centenária

As Cavalhadas são celebrações inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média. Elas começaram a ser representadas no Brasil no século XVI. Em Goiás, o primeiro registro é de 1751, na cidade de Santa Luzia (hoje Luziânia). A festa une religiosidade e fé, cultura, turismo, economia e valorização do patrimônio imaterial do Estado, mobilizando os moradores locais e visitantes, revivendo toda uma tradição histórica.

O cenário das Cavalhadas consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros que ocorreram durante a ocupação moura na Península Ibérica (século IX ao século XV). São dois exércitos com 12 cavaleiros cada, que durante três dias se apresentam, encenando a luta, ricamente ornada e com belíssimas coreografias. Junto a esta manifestação, encontra-se a presença dos Mascarados, personagens incontáveis que se vestem com máscaras e saem às ruas, a cavalo ou a pé, fazendo algazarras.

Entre uma região e outra, pequenas mudanças são percebidas nas Cavalhadas, porém, mantendo a mesma tradição e regra, sendo um evento que ocorre logo após os festejos do Divino Espírito Santo.

Confira datas e locais das próximas festas:

– Pirenópolis (09, 10 e 11 de junho);

– Jaraguá (09 e 10 de junho);

– Hidrolina (15 e 16 de junho);

– São Francisco de Goiás (15 e 16 de junho);

– Palmeiras de Goiás (22 e 23 de junho);

– Crixás (29 e 30 de junho);

– Santa Terezinha de Goiás (20 e 21 de julho);

– Corumbá de Goiás (06, 07 e 08 de setembro);

– Pilar de Goiás (07 e 08 de setembro).