Carga de produto químico não identificado derrama na BR 153, em Hidrolândia

Na noite de ontem (03) um caminhão que transportava produtos químicos tombou na BR 153, km 529, em Hidrolândia, na Região Metropolitana de Goiânia. Parte da carga derramou na via lateral e uma parte fora da pista.
A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) chegou ao local sentindo forte odor que exalava da carga derramada, mas não conseguiu adentrar a cabine para acessar a nota fiscal por riscos de contaminação, não sendo possível identificar o produto transportado. O condutor, que saiu ileso do acidente, afirmou não saber qual era o produto e disse que transportava também um carregamento de tênis. Segundo relatou aos policiais, ao carregar o caminhão não recebeu o envelope de segurança e nem ficha de emergência especificando os produtos transportados. No veículo não estavam expostos os rótulos de risco e nem painéis de segurança, de uso obrigatório no transporte de produtos perigosos.
Os moradores do condomínio nas proximidades onde o veículo tombou foram orientados a evacuar o local devido a incerteza do tipo de material transportado que poderia ser tóxico vindo a contaminar e intoxicar as pessoas. A concessionária Triunfo/Concebra realizou o isolamento da via lateral.
A PRF qualificou o condutor e isolou o local, à espera de equipe especializada para limpeza e descontaminação. O secretário de Meio Ambiente de Hidrolândia, o Corpo de Bombeiros e o Batalhão Ambiental da Pm e representantes da Saneago estiveram presentes no local.
Desde a manhã desta quinta-feira, o IBAMA e empresas especializadas na limpeza e descontaminação trabalham no local, que permanece isolado. Os órgãos ambientais aguardam a perícia do local, identificação dos produtos e abrangência dos locais afetados para avaliar os danos causados.
Na via principal da BR 153 não há interdição e o trânsito flui normalmente e não há previsão para finalização dos trabalhos