Caiado reforça que é preciso responsabilidade e união de todos para vencer a Covid-19 em Goiás

União. É em busca desse esforço conjunto, que engloba o poder público, o setor privado e toda a sociedade, que o governador Ronaldo Caiado vem pautando as ações de contenção do novo coronavírus em Goiás. “O Estado pode alguma coisa, mas não pode tudo. Prefeituras podem alguma coisa, mas não podem tudo. Na verdade, só temos bons resultados se todas as pessoas assumirem suas responsabilidades”, declarou Caiado nesta segunda-feira, dia 20, durante a live diária em que o governador comenta as ações de Goiás no Combate ao Coronavírus.
A essência do novo decreto, que foi publicado na noite de domingo, dia 19, e já está em vigor, traz exatamente esse espírito colaborativo tão necessário para o momento de pandemia. O documento prevê, seguindo protocolos rígidos, a abertura gradual do comércio e a retomada de algumas atividades no Estado. A partir disso, elenca uma série de orientações voltadas à população em geral e aos municípios que, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), passam a ter autonomia para deliberar dentro de seu próprio território sobre ações contra o coronavírus.
É hora de cada um fazer a sua parte. No âmbito do governo estadual, Caiado garante que a força-tarefa que atua no combate à Covid-19 tem atuado incisivamente, sempre baseado em critérios técnicos e científicos. “Temos nos debruçado, estudado, lido e dedicado para que a gente possa, no final dessa pandemia, ter a consciência tranquila de que fizemos tudo que foi possível. Escutamos as melhores cabeças, buscamos as pessoas que se propuseram a trabalhar conosco”, argumentou.
O governador fez um apelo aos 7,2 milhões de goianos. “O fundamental, para que possamos avançar cada vez mais, é ter a parceria direta com o cidadão. Senão, não adianta”, disse. Atenção às medidas de higienização e respeito ao distanciamento entre as pessoas, caso precise sair de casa, são algumas medidas simples, mas que podem salvar vidas a partir da ação de cada um. Tem ainda o uso de máscaras, que agora é obrigatório em Goiás e deve ser encarado com seriedade pela população.
Caiado afirmou, em entrevista coletiva nesta última segunda-feira, que cada cesta básica a ser entregue pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) às famílias mais vulneráveis contará com máscaras. A intenção é assegurar que as pessoas mais carentes tenham acesso ao equipamento de proteção, para que possam ficar mais seguras. O governador também fez um agradecimento público às empresas que vêm confeccionando e distribuindo máscaras gratuitas, e encorajou as pessoas a aderirem ao movimento solidário.