Novo Desenrola libera uso do FGTS para quitar dívidas

Novo Desenrola libera uso do FGTS para quitar dívidas

Trabalhadores poderão consultar, a partir de segunda-feira (25), o saldo do FGTS disponível para uso no Novo Desenrola, programa de renegociação de dívidas que permitirá utilizar recursos do Fundo de Garantia para amortizar ou quitar débitos em atraso. As informações são do Ministério do Trabalho e Emprego.

Pelas regras divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, será possível usar até 20% do saldo do FGTS ou até R$ 1 mil, prevalecendo o maior valor. A estimativa é que até R$ 8,2 bilhões possam ser movimentados no âmbito do programa.

Após a consulta ao saldo, as instituições financeiras terão prazo estimado de até 30 dias para concluir a formalização dos contratos com os trabalhadores e registrar as informações nos sistemas da Caixa Econômica Federal. Com a validação contratual, a Caixa fará a transferência direta dos recursos do FGTS para a instituição financeira responsável pela renegociação.

A Caixa está finalizando a integração dos sistemas e iniciou os testes operacionais para viabilizar o processo. Na quarta-feira (13), foi disponibilizado às instituições financeiras o swagger, documento técnico que reúne regras e especificações da API a ser usada na operação.