Prefeito Sandro Mabel assina ordem de serviço para revitalização de asfalto em bairros da Região Oeste

Prefeito Sandro Mabel assina ordem de serviço para revitalização de asfalto em bairros da Região Oeste

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, assinou nesta quarta-feira (17/9) a ordem de serviço para início imediato das obras de revitalização de 24 ruas em 11 bairros e duas praças da Região Oeste da capital. A obra está orçada em R$ 7,2 milhões, irá beneficiar quase 19 quilômetros de vias e tem previsão de término em 45 dias. A execução será pelo Consórcio Recape Gyn, contratado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), dentro do Programa Asfalta Goiânia.

Os trabalhos prevêem a fresagem das ruas, reciclagem de base, remendo profundo, base de solo estabilizado, reforço da pavimentação com geogrelha, pavimento de concreto, pintura de ligação e aplicação de capa asfáltica de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e microrrevestimento asfáltico, dependendo da necessidade de cada via, conforme laudo técnico.

“Dos 19 quilômetros, 13 serão feitos por CBUQ e seis em micropavimento porque a gente não pode pegar um asfalto bom, fresar ele e jogar fora, porque custa um absurdo o preço de um metro quadrado do asfalto. Custa três vezes mais do que micropavimento. Então, onde o asfalto está bom, a base está boa, só precisa fazer a proteção dele, onde, às vezes, ele está começando a trincar, nós colocamos o micropavimento. O restante da base, onde tem que mexer em base, nós alteramos por completo. Nós vamos fazer um serviço caprichado”, ressaltou o prefeito.

Mabel destacou ainda que o objetivo é recuperar até 800 quilômetros de asfalto em vias. O planejamento anterior era 500 quilômetros. A nova previsão ocorre após estudos necessários para um uso mais otimizado do dinheiro público. “Vamos fazer uns 700, 800 quilômetros com o mesmo dinheiro porque nós estamos medindo cada pedaço que precisa fazer. Tem pedaço da rua que não precisa fazer. Nós vamos fazer com cuidado com o dinheiro público, cuidado com cada centavo que a gente tem disponível para que a gente possa fazer asfalto em mais ruas”, mostrou.