Moraes vota para condenar Bolsonaro e os outros 7 réus

Moraes vota para condenar Bolsonaro e os outros 7 réus

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso da trama golpista na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos outros sete réus. Em seu voto, Moraes afirmou que todos os acusados agiram em conjunto e cometeram múltiplos crimes.

Segundo Moraes, “a organização criminosa tentou, até os 45 minutos do segundo tempo, impedir a posse e, ao não conseguir, se organizou, porque os atos violentos já vinham ocorrendo, os acampamentos abastecidos para, na virada, tentar a deposição [do governo eleito]”. A declaração foi uma referência aos eventos que antecederam os ataques de 8 de janeiro de 2023.

Além do voto de Moraes, a primeira parte da sessão foi marcada por três pontos principais: a defesa, pelo ministro relator, da validade da delação de Mauro Cid; interrupções e reclamações do ministro Luiz Fux; e a exposição detalhada de Moraes, respaldada por um powerpoint, que apontou Bolsonaro como líder da organização criminosa e afirmou não haver dúvidas sobre a existência da tentativa de golpe de Estado.